fbpx

SINDSEGSC REALIZA DIVERSAS AÇÕES EM APOIO AO MOVIMENTO MAIO AMARELO

O SindsegSC (Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina), uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. Realizou diversas ações em apoio ao Movimento Maio Amarelo durante o mês de maio, com o intuito de promover a conscientização para a construção de um trânsito mais seguro, por meio de palestras e ações de Educação para o Trânsito entre seus associados e toda a sociedade.

Presidente SindsegSC discursa no Painel “Juntos Salvamos VIDAS!”

Unir pessoas para praticar o bem, é uma atitude exemplar, merecedora de elogios, destaca o presidente Luciano Vicente da Silveira

Em 18 de maio, foi realizado o Painel “Juntos Salvamos VIDAS!” promovido pelo SindsegSC, no Hotel Himmelblau em Blumenau/SC, e contou com a presença do presidente do sindicato e demais autoridades. O cerimonial de abertura foi realizado por Tatiana Wandall, profissional responsável pela pasta institucional do SindsegSC no Grupo de Trabalho Vale do Itajaí.

O presidente do SindsegSC pontuou sobre a atual situação do trânsito no país. A combinação da imprudência, do comportamento e a falta de responsabilidade tornou o trânsito um perigo iminente.  Silveira destacou “que muitas pessoas não param para refletir, mas cada vez que saímos de carro, bicicleta, ou mesmo como pedestres, somos responsáveis não só pela nossa vida, mas também pela vida das outras pessoas que estão transitando”. O tema deste ano do Movimento Maio Amarelo é muito pertinente com a realidade – Juntos Salvamos VIDAS!, complementou o presidente.

Os painelistas do evento, Antônio Neves (Polícia Civil), Giovanni Dotti Lemos (Polícia Militar), Marco Rebello (Escola Pública de Trânsito), Sérgio Rafael Melatti (Policia Rodoviária Federal), Fillipi Pamplona (Bombeiro) e Sérgio Luiz Bagattoli (GMT) apresentaram dados e ressaltaram a responsabilidade que cada um de nós possui no trânsito.

Para exemplificar as consequências de uma má atitude no trânsito o presidente do SindsegSC convidou a todos para assistirem ao depoimento de Karen Saori Kakihara que foi atropelada na faixa de pedestre no dia 22 de fevereiro deste ano em Blumenau/SC. O vídeo esta disponibilizado no Canal SindsegSC, no YouTube:

 

Após essa apresentação as autoridades de segurança foram convidadas pelo SindsegSC para compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre o tema. Os painelistas destacaram a importância de sermos exemplos para os nossos filhos, parentes, amigos, vizinhos, enfim para comunidade – pois dessa maneira disseminamos a conduta correta no trânsito para a nossa geração e as futuras.

SindsegSC integra Blitz Educativa durante Movimento Maio Amarelo em Blumenau/SC

O SindsegSC juntamente com a EPT (Escola Pública de Trânsito), Guarda Municipal de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil e demais entidades participaram da Blitz Educativa e distribuíram lixocars com panfletos que buscam alertar a todos da importância de cada um para fazer a sua parte no trânsito.

A ação ocorreu em frente ao 23º Batalhão de Infantaria localizado na rua Amazonas, bairro Garcia de Blumenau/SC. Ao todo foram abordados aproximadamente 500 motoristas que, com o alerta dado pelos integrantes do Movimento Maio Amarelo sobre a importância da segurança no trânsito e dos materiais que receberam, tiveram a oportunidade de refletir sobre as suas ações.

Para a gerente executiva do SindsegSC, Siméia Heleodoro, “precisamos refletir dia a dia, pois cada vez que saímos de carro, moto, bicicleta ou mesmo como pedestres, somos responsáveis não só pela nossa vida, mas também pela vida das outras pessoas que estão transitando”, destacou.

Os profissionais das pastas técnicas do Grupo de Trabalho Vale do Itajaí também estiveram presentes na Blitz Educativa – Adriana Garcia responsável pela área Social e Ambiental e Rogério Weber responsável pela área de Comunicação.

Missa abençoa o Movimento Maio Amarelo

No domingo (22/05), às 19h, realizou-se uma missa na Catedral São Paulo Apóstolo localizada na rua XV de novembro, em prol do Movimento Maio Amarelo. A cerimônia realizada pelo Padre Marcelo Martendal, que assumiu a Catedral em 2018, deu ênfase às vítimas do trânsito e destacou o importante papel do comportamento de paz e gentileza no trânsito. A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, compareceu à missa mostrando o seu apoio ao movimento.

Os materiais utilizados para a conscientização da população, como por exemplo, os fitilhos amarelos foram abençoados pelo padre para que as ações do movimento sejam cada vez mais efetivas. Os fitilhos foram entregues aos fiéis que participaram da missa e nas demais ações realizadas até o final do mês de maio.

Ciclistas e Motoristas: o distanciamento salva-vidas no trânsito

As pessoas que estão transitando de bicicleta estão mais vulneráveis no trânsito do que o carro e por isso os motoristas precisam estar atentos e manter o distanciamento correto dos ciclistas.

De acordo com dados divulgados pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) acidentes com bicicleta aumentaram 30% nos primeiros cinco meses em 2021 se comparado ao ano de 2019. Esses dados são utilizados como guia para construir mais ações que protejam esse público, como o material divulgado pela entidade entre suas ações relacionadas ao Maio Amarelo.

Sem comentários

Escreva um comentário

Translate »