fbpx

Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito

Maio Amarelo é lançado em Brasília juntamente com a CNT Sest/Senat

O evento que lançou o Movimento Maio Amarelo 2021 em Brasília, teve como foco a divulgação do vídeo da campanha Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito, de 2021. A solenidade, realizada de forma virtual e presencial para poucos convidados, devido à pandemia da Covid-19 no auditório da CNT em Brasília, foi transmitida pelo canal do Sest Senat do YouTube.

Na oportunidade, o presidente da CNT, Vander Costa; o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, do MInfra (Ministério da Infraestrutura) e o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, puderam compor a mesa e enalteceram a importância do Movimento para a conscientização de toda a sociedade para um trânsito mais seguro.

O diretor geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Frederico Carneiro, também participou de forma presencial do evento, e pôde lembrar da importância da parceria entre os órgãos governamentais, sociedade civil organizada e empresas para o sucesso no trabalho de levar a informação correta para toda sociedade no que tange à segurança viária.

Para o presidente da CNT, Vander Costa, o Movimento Maio Amarelo recebe o apoio da instituição desde seu primeiro ano, e agora, oito anos após a 1ª edição, o Movimento está ainda mais presente em todos os órgãos que compõem a Confederação, devido à realização da campanha em 2021, em parceria com o OBSERVATÓRIO.

“Precisamos enraizar na pauta do cotidiano da sociedade a segurança viária como tema de importância maior. Para isso, é necessário mobilizar todos os segmentos em torno de um objetivo comum: salvar vidas. Afinal, a violência no trânsito, assumiu características de uma epidemia e isso tornou um dos principais problemas de saúde pública com implicações sócio econômicas em todo o mundo. Estou certo de que essa batalha não começa e nem se encerra em maio. O mês é apenas uma referência e uma revitalização do discurso, e das práticas da cultura de respeito à vida. Que a mensagem do Maio Amarelo seja estendida por todo o ano de 2021”, afirmou Vander Costa.

Para Ramalho, “as regras de trânsito são nossos protocolos, assim como eu aprendi a usar a máscara e o álcool em gel, é preciso aprender a respeitar a faixa de pedestres, não usar o celular enquanto dirige, respeitar os limites de velocidade, e isso devemos levar para a sociedade, para as pessoas mais simples, desde a criança até o idoso. Tudo isso para que possamos diminuir os números de pessoas mortas e sequeladas no trânsito. Porém, precisamos lembrar que no trânsito, a nossa ‘vacina’ está no comportamento das pessoas, nas atitudes que cada um de nós, adota, em todas as situações de trânsito”, afirmou Ramalho. Um outro ponto lembrado, pelo diretor presidente do OBSERVATÓRIO é em relação às estatísticas das categorias envolvidas nos acidentes: nos menores índices estão os motoristas de caminhão e ônibus, profissionais, em sua maioria, treinados pelas mais de 140 escolas do Sest Senat, distribuídas em diversas partes do país.

Também puderam participar da cerimônia e usar a tribuna, o vice-presidente da Região Sudeste da AND (Associação Nacional dos Detrans), Givaldo Vieira da Silva, diretor geral do Detran/ES; o senador Fabiano Contarato (REDE); o deputado federal Diego Andrada (PSD/MG); o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ); o deputado federal Gutemberg Reis (MDB/RJ) e 1º vice-presidente da CVT (Comissão de Viação e Transportes).

Já o secretário Nacional, Marcello da Costa elogiou todo o trabalho da CNT, Sest Senat e do OBSERVATÓRIO em prol de um trânsito mais seguro. Para ele, “conseguimos, ao longo da Década passada, a redução de aproximadamente 30% do total de mortes no trânsito, mas continuamos com números de pandemia mundial de acidentes de trânsito. E o Maio Amarelo colaborou com essa conquista. Mesmo assim, os resultados são insatisfatórios, mas estamos começando uma nova Década e o Maio Amarelo é tão importante, pois ele vai dar a diretriz do nosso trabalho pelos próximos 10 anos”, afirmou o secretário. “Precisamos dividir a responsabilidade com todos na sociedade é fundamental”, disse Marcello.

A gestora de Comunicação, Daniela Gurgel e Francisco Garonce, Relações Institucionais, do OBSERVATÓRIO, também participaram presencialmente da solenidade.

[/vc_column][/vc_row]

O VÍDEO DA CAMPANHA

O tão aguardado vídeo da campanha do Movimento Maio Amarelo 2021 foi divulgado durante o lançamento da Campanha pela CNT Sest Senat. A principal atração desse ano do vídeo é a presença do ator Lima Duarte que aceitou o convite do Ramalho para estrelar o vídeo e poder contribuir para chamar a atenção da sociedade para um trânsito mais respeitoso e responsável.

Pela primeira vez, em oito anos, um ator consagrado do grande público, se engaja na causa e, de forma gratuita, participa da divulgação da mensagem para um trânsito seguro durante o mês de maio. O ator Lima Duarte gravou toda a fala dele, seguindo todos os protocolos sanitários devido à pandemia de coronavírus. Ele não teve contato com a equipe de gravação pessoalmente. Nas redes sociais do ator, também foi divulgado o vídeo do Maio Amarelo 2021, pela assessoria dele.

Dessa forma, o material do Maio Amarelo já está totalmente disponível para ser baixado no site do movimento e utilizado por todos que se engajarem na causa de forma gratuita, possibilitando ainda, a cada apoiador, colocar sua logomarca em todo conteúdo disponível.

Sem comentários

Escreva um comentário

Translate »