fbpx

OBSERVATÓRIO LANÇA DIA D DO MAIO AMARELO NAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA EDUCA

Diversas ações foram realizadas nas escolas participantes do Programa Educa em vários estados brasileiros

Dentro da programação do Movimento Maio Amarelo, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lançou o dia D do Maio Amarelo nas escolas participantes do Programa Educa, com a realização de uma live para educadores, gestores e público em geral, que se interessam em trabalhar a Educação para o Trânsito em sala de aula, em todas as disciplinas do ensino fundamental.

O bate papo com o coordenador geral do Programa Educa, Francisco Garonce e a coordenadora nacional de Suporte Pedagógico do Programa, Edira Soares, foi realizado em 17 de maio, transmitido pelo canal oficial do OBSERVATÓRIO no YouTube, com a presença de mais de 100 educadores participando ao vivo. Ao final da live foi disponibilizado na plataforma EAD Educa a apresentação completa com dicas para os educadores participantes do programa e feito o convite a todos para participarem das ações do dia D das Escolas Educa, que foi realizado na quinta-feira dia 19 de maio.

A proposta do dia D foi a de criar uma grande mobilização voltada para as escolas que aderiram ao projeto-piloto Educa. Os participantes foram orientados a promoverem ações simultâneas naquele dia, em alusão ao Movimento Maio Amarelo envolvendo professores, alunos e toda a família.

Os municípios que atenderam ao convite da Coordenação Nacional do Educa encantaram a todos com as apresentações dos alunos que participaram de diversas formas do dia D. A ação envolveu 10 municípios participantes do Educa, que realizaram cerca de 30 ações educativas: Arapiraca, Alagoas; Feira de Santana, Bahia, Cabedelo, Paraíba, Campina Grande, Paraíba; Campo Largo, Paraná; Santana de Cataguases, Minas Gerais, Toledo, Paraná e Taubaté, São Paulo.

Em Arapiraca, município no estado de Alagoas, foi organizada uma Mostra Cultural de educação para o trânsito e alunos de 07 escolas da zona urbana e rural. Os integrantes apresentaram paródias, jogos, encenações baseadas nos textos dos livros Educa. As apresentações foram realizadas na Concha Acústica da Praça Luiz Pereira Lima, no centro da cidade.

No estado da Bahia, três cidades participaram do Dia D: Feira de Santana, Bahia; Ruy Barbosa, Bahia e Ribeira do Pombal: Blitz Educativas, passeata educativa pelas ruas da cidade, pintura do laço amarelo, exposição de cartazes, entre outras atividades.

Na Paraíba, as ações foram realizadas nos municípios de Campinha Grande e Cabedelo. Em Cabedelo, foi apresentado resultados de pesquisa de campo feita pelos alunos, ação de sensibilização laço humano no gramado da escola, entrevistas foram realizadas, além de apresentações de arte e literatura, com temas do programa Educa. Em Campina Grande, passeio ciclístico, apresentações no pátio da escola e abordagem durante blitz educativa marcaram o dia D.

No Sul do país, foram realizadas atividades em alusão ao Dia D, nas cidades de Campo Largo e Toledo, no estado do Paraná. Em Campo Largo, foi realizada uma parada para a consciência no trânsito, na Avenida Arapongas. Quem passou próximo a essas escolas hoje, teve a oportunidade de ser abordado pelos alunos que deram uma aula de empatia e conteúdo sobre os cuidados no trânsito. Muitos levaram cartazes, placas orientativas, criaram panfletos e estão com as dicas na ponta da língua, como o Henrique (7 anos): “todos nós estamos entregando panfletos para que as pessoas tomem cuidado no trânsito. É importante olhar para os dois lados da rua”, destacou o estudante.

Em diferentes horários ao longo do dia, educandos de 5 escolas – com apoio da Guarda Municipal -, munidos de cartazes e placas feito por eles, falaram com motoristas e pedestres. Fizeram ação educativa aos comércios próximos, uma vez que o projeto visa transpor os muros da escola, levando a reflexão e conscientização para o entorno e também, aos adultos.

No Sudeste, o dia D foi realizado em Taubaté, no estado de São Paulo, com Blitz Educativa na porta de uma escola, envolvendo 1.000 alunos e uma live no site da Prefeitura. Em Santana de Cataguases, no estado de Minas Gerais, os alunos realizaram apresentações orais, produção de maquetes, entre outras atividades.

Em média as atividades em cada município envolveram um público estimado de 300 a 1.000 participantes. Para a coordenação do projeto o Dia D foi realizado com sucesso, graças ao envolvimento de todos os articuladores dos municípios, num grande trabalho de parceria pela paz no trânsito.

Secretários Municipais de Educação, Superintendentes Municipais de Trânsito, Órgãos Executivos de Trânsito, Observadores Certificados locais e toda a comunidade prestigiaram as ações do Dia D em seus respectivos municípios.

“A realização de dias de mobilização e a culminância do evento é uma forma de motivar ainda mais alunos, educadores e envolver a comunidade nas ações de trânsito dando um efeito multiplicador do programa Educa no município em que está sendo implantado. Fazendo assim, com que o ensino da sala de aula, seja praticado pelas crianças, fortalecendo o aprendizado. O Educa tem sido para as escolas, mais que um conteúdo educativo, um movimento de mobilização para a preservação da vida no trânsito”, ressaltou Edira Soares.

Assista à live:

 

Vejas as fotos do Dia D nas escolas:

Sem comentários

Escreva um comentário

Translate »