fbpx

Multplicadores do Maio Amarelo

Vestidos de amarelo, cerca de 650 estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Walter Fortunato, no bairro Vista Verde, participaram de uma ação do EducaMob. A atividade, em parceria com agentes da mobilidade da Prefeitura de São José dos Campos, faz parte da programação do Maio Amarelo e teve como objetivo despertar a conscientização dos alunos sobre o tema principal do movimento: Juntos Salvamos Vidas.
E salvar vidas também passa pelo cuidado com o próximo e o respeito às regras de trânsito. Esse foi um dos recados compartilhados com os estudantes durante a ação educativa especial.
Durante o encontro de cerca de duas horas, além do bate-papo sobre o movimento Maio Amarelo, foram realizadas palestras e atividades interativas para despertar nos alunos os cuidados com o trânsito, principalmente no entorno da escola.

Uma simulação de direção, com o uso de patinete, foi realizada para alertar sobre o perigo de usar celular ao volante. Os estudantes participaram de um circuito com os olhos vendados e perceberam a diferença.
“Essa experiência trouxe uma noção do perigo real de usar celular no trânsito”, disse o aluno Gustavo Ribeiro de Figueiredo, do 3º ano, que tentou atravessar o portão com os olhos vendados e não conseguiu. “O celular é uma distração. Se eu estivesse no trânsito seria muito perigoso.”
E o alerta sobre o uso do celular vale tanto para quem está no volante como para os pedestres que atravessam as faixas de olho no aparelho celular.
Os estudantes também receberam folhetos da campanha Maio Amarelo, com dicas de segurança e um espaço para enviar mensagens a amigos e familiares sobre os cuidados com o trânsito.
Estudante do 7º ano e com 12 anos de idade, Marina Lopes dos Santos Gaspardi disse ser importante respeitar as regras de trânsito. “Todos devem usar as faixas de pedestres e o cinto de segurança. Atravessar a rua de maneira correta e respeitosa para não causar nenhum acidente. No trânsito devemos sempre agir de maneira certa, e não somente na presença de um agente de mobilidade.”
André Gustavo da Cunha, de 17 anos, que está no último ano do médio e pretende tirar habilitação, também aprovou a ação. “Essa palestra é muito útil e conscientiza a todos sobre a importância do trânsito seguro, pois o trânsito não é só para quem dirige. É preciso ter respeito com todos.”
A coordenadora pedagógica da escola, Isabel Cristina França Nascimento Paião, destacou a importância do diálogo sobre segurança no trânsito. “Para as crianças pequenas, traz grandes resultados. Elas sempre transmitem os recados aos familiares, que levam esse assunto em consideração. Também focamos nos alunos de 17 anos, que serão os futuros motoristas, trazendo exemplos reais e muito produtivos. Achei importante, pois o jovem deve saber a consequência real de uma imprudência no trânsito.”

Após o encontro, ficou o compromisso de que cada um faça sua parte para garantir um trânsito mais seguro na cidade.

  • Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Secretaria de Mobilidade Urbana
  • Educação.
  • 25/05/2022
  • Entre 600 e 1.000 pessoas.
  • São Paulo.
  • São José dos Campos
Sem comentários

Escreva um comentário

Translate »