fbpx

Mais de mil pessoas acompanham abertura do Maio Amarelo

Mais de mil pessoas acompanham abertura do Maio Amarelo
Com uma aula show sobre educação no trânsito, palestras sobre cuidados ao volante e a importância da conscientização de crianças e jovens, cerca de 1.000 pessoas acompanharam a cerimônia de abertura do Maio Amarelo 2022, realizada no dia 3 de maio, no auditório do Cefe, em São José dos Campos. O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da Prefeitura no Youtube e Facebook.
Com o tema Juntos Salvamos Vidas, a campanha internacional planeja mostrar que todos, independentemente de sua profissão, podem salvar vidas com comportamentos seguros no trânsito.
Durante a aula show, um grupo de 40 alunos da escola Vera Babo participou de um jogo de perguntas onde o objetivo era responder questões relacionadas ao dia a dia da mobilidade urbana, como comportamento frente a situações no trânsito e conhecimento das leis de trânsito. Divididos em grupos, eles respondiam às questões de forma interativa com o público presente por meio de um QR code. A aula foi transmitida pelas redes sociais a todos os cerca de 6 mil alunos envolvidos no projeto.
O compartilhamento harmonioso dos espaços públicos e a responsabilização pelos atos no trânsito foram temas abordados pelo piloto e apresentador, Luciano Burti na palestra “Comportamento do Motorista para Segurança no Trânsito”.
“O trânsito é coletivo. Sua manobra sempre terá efeito dominó”, disse o piloto, que citou seu exemplo de vida ao ingressar na Fórmula 1 e ser vítima de um acidente que o tirou das competições.
Burti destacou que, embora os veículos possuam mais recursos de segurança, cada motorista é responsável por suas ações no trânsito e na preservação de vidas, por meio de práticas como o uso do cinto de segurança, além do respeito à proibição do álcool e do celular ao volante. “A segurança é responsabilidade de cada um. Tenha o controle da sua”, disse.
As políticas de prevenção de segurança viária foram abordadas pela coordenadora do programa Party, Nelsina Benedita do Carmo. O programa trata da prevenção de traumas relacionados ao uso do álcool na juventude e realiza ações educativas com jovens por meio da parceria das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde. São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 1287 estudantes, entre 16 e 18 anos, nas 28 edições do programa.
O diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho destacou as ações educativas de São José no Maio Amarelo. A cidade integra a campanha desde o início do projeto e, no ano passado, foi certificada como município Laço Amarelo, que desenvolve ações de educação para o trânsito durante todo o ano.

  • Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Secretaria de Mobilidade Urbana
  • Evento de abertura.
  • 03/05/2022
  • Entre 1.000 e 5.000 pessoas.
  • São Paulo.
  • São José dos Campos
Sem comentários

Escreva um comentário

Translate »