Notícias

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é lembrado no terceiro domingo de novembro

Escrito por Maio Amarelo

12 NOV 2018 - 15H19

É momento para uma análise aprofundada do que leva tantas pessoas a sofrerem com acidentes de trânsito. E você, o que faz para evita-los?

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o terceiro domingo de novembro marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Este ano, a data será lembrada em 18 de novembro. Mais do que um dia no calendário, trata-se de um momento para uma análise aprofundada do que leva tantas e tantas pessoas a se tornarem vítimas do trânsito em todo o mundo. Todos somos vítimas dos acidentes de trânsito, seja diretamente ou indiretamente. Mas os veículos são realmente os responsáveis por tão tristes notícias?

De acordo com a ONU, os acidentes de trânsito matam 1,25 milhão de pessoas por ano em todo o mundo. O número de feridos varia entre 30 e 50 milhões de pessoas. Brasil, China e Índia respondem por 40% das mortes globais de acidentes devido ao tamanho da população e à taxa de motorização.

Conforme o portal oficial sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (http://worlddayofremembrance.org) , as seis maiores causas de mortes no trânsito são o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, a falta de cinto de segurança, a falta de equipamento de segurança para as crianças cadeirinha e o assento de elevação), a falta do capacete aos usuários de motocicleta e o uso do celular.

Em 2016, de acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Datasus, foram computadas mais de 37 mil mortes por acidentes de trânsito no Brasil e milhares de sequelados, que têm suas vidas mudadas para sempre.  Isso significa mais de meio milhão de vítimas de acidentes de trânsito todos os anos, número suficiente para lotar mais de 5 estádios do Maracanã, um dos maiores estádios de futebol do mundo. A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e a cada 12 minutos uma pessoa morre por acidentes de trânsito no nosso país. Acidentes dessa natureza são a principal causa de morte entre jovens (de 15 a 29 anos), particularmente entre homens.

Na tentativa de refrear o alto índice de acidentes, a ONU lançou a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito (de 2011 a 2020) e governos de todo o mundo se comprometeram a tomar novas medidas de prevenção, com o objetivo de reduzi-los em até 50%. E você, o que tem feito para tornar o trânsito mais seguro para todos?

[gallery ids="22859,22858,22857"]

Blumenau_sc_realiza_reuniao_para_organizar_calendario_de_acoes_do_maio_amarelo_24
Notícias

Blumenau/SC realiza reunião para organizar o calendário de ações do Movimento Maio Amarelo 2024

Ontem (26), a comissão do Maio Amarelo em Blumenau, composta por cerca de 20 participantes, entre representantes de órgãos públicos e privados, realizou a primeira reunião de 2024, na sede do SindsegSC (Sindicato das Seguradoras Previdência e Capitalização de Santa Catarina), no centro de Blumenau, Santa Catarina, para organizar o calendário de ações do Movimento na cidade.

Lancamento_logo_oficial_maio_amarelo_2024
Notícias

OBSERVATÓRIO disponibiliza o logo oficial do Movimento Maio Amarelo 2024: Paz no Trânsito Começa por Você

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove hoje (22), o lançamento do logo oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo 2024. Esse é o logo que será utilizado em todos os materiais oficiais da campanha deste ano, e essa iniciativa tem como propósito incentivar que todos os outros materiais desenvolvidos pelos parceiros e apoiadores do Movimento sejam padronizados para reforçar o tema em todo o Brasil e países que aderiram à causa.

Selecao_para_representantes_maio_amarelo_2024_atrai_representantes_de_varios_paises
Notícias

Seleção para representante do Movimento Maio Amarelo 2024 atrai participantes de vários países

Com a proximidade do mês de maio e o início das ações de conscientização para o trânsito seguro propostas pelo Movimento Maio Amarelo, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária iniciou a seleção para os representantes em todo o Brasil e países que aderiram ao Movimento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.