Notícias

Detran e OAB Alagoas firmam parceria no Maio Amarelo

Escrito por Maio Amarelo

19 MAI 2019 - 09H18

Em alusão ao movimento Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), realizará diversas atividades educativas em faculdades da capital e na sede da OAB durante o mês de maio, com o propósito de levar a mensagem de conscientização no trânsito para a população.

O movimento é realizado mundialmente para colocar em pauta o tema segurança viária e chamar atenção de todas as esferas da sociedade – órgãos do governo, empresas, sociedade civil -, para os altos índices de acidentes de trânsito, propondo uma mudança de comportamento a ser adotada de forma contínua. No trânsito, o amarelo significa atenção e simboliza advertência, por isso a escolha da cor para a campanha.

Para o Maio Amarelo de 2019, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) trouxe o “Manifesto pela Vida” com o objetivo de construir um alicerce para que representantes de todos os grupos e movimentos sociais se unam em função de um bem maior: A vida. A ideia é que não importa qual causa você defenda, se você defende a do trânsito, salva todas as outras.

Ao longo de todo o mês, servidores do Detran/AL lotados nos setores de Educação para o Trânsito e Lei Seca realizarão ações educativas na capital maceioense, abertas a toda a população de forma gratuita.  O presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, destacou a parceria com o Detran/AL pela necessidade da conscientização a população sobre os cuidados no trânsito. “A OAB Alagoas está feliz com essa parceria e, principalmente, por levar esta campanha para todo o estado de Alagoas. O Maio Amarelo é muito importante para conscientizar os motoristas em relação aos altos índices de acidentes, principalmente causados pela infeliz combinação entre álcool e direção”, aponta.

De acordo com o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, as atividades que serão desenvolvidas graças a essa união reforçam a importância e amplitude da campanha. “Não é um movimento só do poder público e das autoridades de trânsito, ele tem que envolver toda a sociedade civil e a parceria com a OAB demonstra essa abrangência do Maio Amarelo”, afirma.

Blitz Educativa

A palestra “Trânsito Seguro e Sem Álcool: Uma responsabilidade de todos”, que realizada dia 16 na sede da OAB/AL e em faculdades de Maceió no decorrer de maio, tem o objetivo de realizar a apresentação do trabalho e resultados obtidos com o fortalecimento da operação Lei Seca em Alagoas, política pública que teve notório impacto na redução dos índices de acidentes de trânsito durante os últimos anos.

Na palestra, o coordenador da operação e presidente do Fórum Permanente das Operações Lei Seca no Brasil, tenente Emanuel Costa, aponta a evolução da fiscalização em Alagoas com o apoio de dados estatísticos e explicativos, bem como esclarece as principais dúvidas dos participantes a partir de demonstrações ao vivo sobre como é feito o teste do bafômetro.

Os participantes também tem a oportunidade de aprender sobre a durabilidade do álcool no organismo utilizando exemplos práticos, como enxaguante bucal e cerveja sem álcool. O momento educativo também chama atenção para as consequências do descuido no trânsito, e exibe vídeos com depoimentos de vítimas de acidentes para conscientizar os presentes a partir da sensibilidade e empatia.

Economizar reduzindo acidentes

Com o tema “Inovar economizando dinheiro público”, o chefe de educação para o trânsito do Detran/AL, conselheiro estadual de trânsito e engenheiro civil, Antonio Monteiro, abordará, na terça-feira (21), também na sede da OAB/AL, de que maneira a redução no índice de acidentes, nas entradas hospitalares e no número de vítimas em decorrência de acidentes fatais de trânsito impactam na economia estatal.

A preservação de vidas, além de poupar o sofrimento de diversas famílias, beneficia a sociedade como um todo, uma vez que traz um ganho para o Estado a nível social e financeiro. A proposta da palestra é apontar, com base em levantamentos estatísticos, como a prevenção de acidentes pode economizar uma quantidade considerável de verba pública que poderia ser investida em outras áreas.

Segundo um levantamento do Detran/AL baseado numa estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as ações educativas e de fiscalização realizadas pelo órgão executivo de trânsito e instituições parceiras fizeram com que quase 17.000 pessoas a menos dessem entrada hospitalar em decorrência de acidentes de trânsito na Unidade de Emergência Daniel Houly e Hospital Geral do Estado (HGE) nos últimos cinco anos, o que poupou R$228 milhões aos cofres públicos de Alagoas.

simposio_de_medicina_em_campinas_marca_inicio_de_atividades_do_movimento_onda_amarela
Notícias

Simpósio de Medicina em Campinas marca início de atividades do Movimento Onda Amarela

No último sábado (20), durante a programação do Simpósio de Medicina de Emergência e Trauma do Hospital Vera Cruz, foi realizado o “XXVI Pré CoLT (Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma - CoLT) Campinas”, no Hotel Vitória Concept Campinas, no interior de São Paulo. O evento proporcionou atualização e troca de conhecimentos entre os participantes, que também participaram do lançamento nacional do Movimento Maio Amarelo aos profissionais da área da Saúde.

Maio_Amarelo_2024_baixe_as_pecas
Notícias

Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?

Observadora_certificada_se_reune_poder_legislativo_local_para_planejar_acoes_maio_amarelo
Notícias

Observadora Certificada se reúne com o poder legislativo local para organizar ações do Maio Amarelo 2024

A Observadora Certificada, Sene Ferreira, se reuniu com o 1° Secretário e também vereador da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, na Bahia, na quinta-feira (21/03), para iniciar o alinhamento das ações do Movimento Maio Amarelo 2024 junto ao poder legislativo de local.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maio Amarelo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.