Maio Amarelo movimentou rede de ensino do MS

Palestras para pais e atividades de acordo com a faixa etária das crianças orientaram sobre a importância da segurança no trânsito

O Maio Amarelo movimentou escolas do Mato Grosso do Sul. Coordenadas pelo Detran-MS (Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul), centenas de atividades foram realizadas em unidades de ensino do estado, já que abordar o tema segurança no trânsito desde a educação infantil é fundamental para que as crianças aprendam os comportamentos adequados nas cias públicas e também para formar cidadãos conscientes.

Para discutir a questão nas escolas a programação incluiu atividades lúdicas, gincanas, palestras para os pais nas escolas da capital e do interior do estado. As atividades variaram de acordo com a faixa etária de cada público. Na Educação Infantil, por exemplo, foram desenvolvidas atividades lúdicas, como teatro de fantoche, exibição de vídeos, simulação de travessia correta na faixa de pedestre e orientações sobre o comportamento no trânsito.

Já os alunos do 8º e 9º anos participam da gincana educacional composta por três provas, sendo a primeira o jogo do “quem sou eu?”, onde os participantes tiveram de descobrir, através de dicas, qual era o elemento do trânsito citado.

Teve também o “jogo do pedestre”, no qual os jogadores fazem a travessia na faixa de pedestres e, conforme vão acertando as questões, vão pontuando. Ao fim da gincana, os alunos vencedores receberam prêmios, as demais equipes receberam medalhas e a escola recebeu um kit para ser utilizado com os estudantes.

Durante a palestra com os pais, três pilares foram abordados: a responsabilidade deles com os filhos, o comportamento adequado no trânsito e uma abordagem geral sobre o Maio Amarelo.

Faça um comentário